A saúde mental e física dos trabalhadores bancários é um assunto que necessita de constante atenção, pois a categoria sempre aparece entre as mais acometidas pelo adoecimento laboral no país.
Por este motivo, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe vai realizar na próxima segunda-feira (29), às 19h, uma Plenária de Saúde com o tema “Entendendo os fatores de adoecimento nos bancos”.
O evento será totalmente on-line, por videoconferência, para possibilitar que mais pessoas possam participar do debate. O link de acesso será disponibilizado no dia.
Voltado para bancários e bancárias dos dois estados, a plenária tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os temas e recolher informações para a construção da pauta de reivindicações para a campanha salarial da categoria.
O espaço contará também com exposições sobre o contexto do adoecimento dos bancários e o enfrentamento no percurso entre o adoecimento, reconhecimento e retorno ao trabalho, com a médica do trabalho Suerda Fortaleza. Sobre as medidas jurídicas para enfrentar o ambiente adoecedor nos bancos e os direitos dos bancários adoecidos, a cargo do advogado Luiz Henrique Cedraz, especialista em direito previdenciário e do trabalho.
Haverá também uma abordagem sobre a situação dos trabalhadores que estão adoecidos, mas, não podem sair, pois dependem do trabalho e não possuem condições de trabalhar em um outro lugar, que será feita por Elder Perez, que é vice-presidente do Sindicato da Bahia. Além de uma atualização sobre as negociações envolvendo o tema no Coletivo Nacional de Saúde e no Comando Nacional dos Bancários.
Todas as bancárias e os bancários estão convidados para a plenária, que será muito importante para entender as demandas prioritárias sobre o tema, que serão levadas para a negociação com os bancos. Participe!