A nova tabela do imposto de renda sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) já está valendo. Com o novo cálculo, os bancários, e todos os trabalhadores que irão receber o benefício de até R$ 6.270, estão isentos do pagamento do IR.
Com este modelo de tributação, o cálculo do imposto sobre a PLR leva em conta o que o bancário recebe durante o ano todo: a segunda parcela paga em março, referente à PLR de 2013, a antecipação da primeira parcela da Campanha 2014 e os programas próprios. Somando todos estes benefícios, se a soma chegar a R$ 6.270, a isenção é total. Se a soma for superior, há a tributação, porém, com a alíquotas menores.
Conquista dos trabalhadores
Lançada em 2011, a campanha PLR sem IR foi uma iniciativa dos bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e urbanitários, que reuniram cerca de 200 mil assinaturas pedindo a aprovação do projeto de lei que propunha a isenção total para a PLR dos trabalhadores, de autoria do então deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), hoje ministro das Relações Institucionais.
A lei foi sancionada em dezembro de 2012, pela presidenta Dilma Rousseff e, desde então, os trabalhadores são beneficiados com o novo cálculo.
Fonte: Seeb Catanduva e Região