Nesta terça-feira (15/6), a Federação dos Bancários e os sindicatos da Bahia e Sergipe darão mais um passo importante para a vacinação da categoria contra a covid-19. A partir das 14h, acontece a reunião com os representantes da Secretaria de Previdência e Trabalho do governo Federal para tratar da inclusão dos trabalhadores dos bancos no Plano Nacional de Imunização (PNI).
A reunião foi conquistada após uma forte mobilização dos bancários dos dois estados, que chegaram a aprovar uma greve de 24 horas no dia 8 de junho, para protestar contra o descaso contra os trabalhadores do setor, que estão na linha de frente do atendimento desde o início da pandemia, mas não fazem parte do PNI.
Sem prioridade para a vacinação, bancários, vigilantes e prestadores de serviços dos bancos ficam expostos ao risco de contágio em um ambiente sem ventilação natural e com grande circulação de pessoas. O resultado é explosão de casos de covid-19, inclusive com o falecimento de muitos trabalhadores.
Na reunião, que acontece em Brasília, o presidente da Feebbase, Hermelino Neto; do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, e a presidenta do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, mostrarão os dados técnicos que comprovam a necessidade de vacinação dos bancários.
Os dirigentes sindicais serão recebidos pelo secretário Especial de Previdência e Trabalho do governo federal, Bruno Bianco, e pelo secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo.
Participam ainda do encontro, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e o diretor de Relações Institucionais da Fenaban, Adauto Duarte.
Fonte: FEEB/BaSe