Nesta quarta-feira (22), o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, fez parte de uma manifestação promovida pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, em uma agência do Bradesco, no Bairro do Garcia, em Salvador.
O ato denunciou a intensificação das demissões no banco privado, gerando acúmulo de trabalho para a categoria e a precarização do atendimento. Vale a pena ressaltar que os desligamentos são injustificados, pois, em 2022, o Bradesco obteve o gigantesco lucro líquido contábil de R$ 20,732 bilhões à custa da exploração de bancários e clientes.
Durante o protesto, a categoria também esclareceu os usuários do serviço financeiro sobre o direito pelo atendimento presencial nas agências. Uma resolução do Banco Central regula que é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”. Contudo, o movimento sindical denuncia que o Bradesco vem direcionando a população para o autoatendimento visando majorar os seus lucros.
A mobilização ocorre no dia em que o presidente do banco, Octavio de Lazari Júnior, se encontra na capital baiana.
“O Bradesco sozinho lucra mais de um bilhão de reais por mês e quem paga é a sociedade. Mas nós não podemos admitir que um banco que cobra tanto dos seus clientes, com taxas de manutenção e de juros abusivas, continue a negar atendimento, inclusive vulnerabilizando a segurança destas pessoas. É preciso reclamar e exigir que o serviço prestado seja à altura do lucro dessa instituição, porque ele cobra caro e não perdoa a dívida de ninguém”, afirmou Leonardo.
Reunião do Conselho dos Presidentes
O presidente do SEEB/VCR está na capital baiana para participar do Conselho dos Presidentes, que acontece na quinta-feira (23).
Entre os dias 23 e 24, o sistema diretivo da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reúne para avaliar as atividades de 2022, analisar a prestação de contas e planejar as ações para 2023. Os debates acontecem na sede da entidade, na rua Tuiuti, no Centro de Salvador.
As atividades começam às 10h do dia 23, quando o Conselho Fiscal se reúne para analisar a prestação de contas de 2022 e elaborar um parecer para ser apresentado ao Conselho de Representantes.