Na última semana, o Sindicato realizou a Assembleia Geral Ordinária referente ao Orçamento 2017 e aos ajustes feitos no orçamento deste ano. Confira os detalhes na entrevista com o diretor Financeiro, Jornan Almeida.
Como o orçamento do Sindicato é elaborado?
Primeiramente, observando as receitas em referência aos dez primeiros meses do ano corrente e fazendo os devidos ajustes. Em seguida, debatendo sobre quais as áreas que tiveram as demandas e a participação significativa da categoria, considerando as perspectivas do cenário político e econômico do ano seguinte. O planejamento é concluído com uma análise para ajudar e definir o orçamento do ano subsequente, para que tenhamos um resultado eficiente e satisfatório.
Quais são as principais receitas e despesas da instituição?
Podemos elencar as principais receitas com a mensalidade sindical e o imposto sindical, pagos pelos bancários. As principais despesas são compreendidas pela Campanha Salarial, eventos destinados ao esporte, a cultura e o lazer, e demais campanhas previstas para o próximo ano.
Quais foram as principais alterações projetadas para 2017 no que diz respeito ao planejamento financeiro do SEEB/VCR?
Com uma prévia análise dos desafios que iremos enfrentar, foram ampliados os investimentos para dar continuidade ao Ciclo de Debates, a realização de seminário, além da participação nas lutas coletivas.
Quais os investimentos planejados para o próximo ano?
Faremos a conclusão da reforma da sede da entidade, o recadastramento dos e-mails dos associados para que o sistema funcione com eficiência, a substituição de um veículo de transporte e continuar honrando o compromisso de estar presente nas 45 cidades com ainda mais agilidade.
Qual é a importância da participação dos bancários na discussão sobre o orçamento do Sindicato?
É de fundamental importância, pois prezamos pela transparência e pelo diálogo com o bancário, para que ele saiba onde e como o dinheiro está sendo investido. Além disso, a participação de cada um contribui para a elaboração de um orçamento eficiente, equilibrado e focado nos interesses da categoria.
O crescimento no número de filiações tem contribuído para a manutenção das atividades da entidade?
Quais os maiores benefícios dessas filiações para a luta da categoria? Acreditamos que um sindicato forte é construído com a participação do trabalhador. A nossa categoria está cada vez mais atuante, e isso é comprovado pelo aumento do número de filiações nos últimos três anos. Os maiores beneficiados são os próprios bancários, que contam com a ampliação de todas as atividades promovidas pelo SEEB/VCR e com uma maior representatividade na luta da classe trabalhadora.