Após primeira rodada sem grandes avanços, na próxima quinta-feira, 12, a categoria bancária retorna para mesa de negociação com a Fenaban. No mês passado, no dia 28, a reunião discutiu a pauta de reivindicações dos bancários, mas nenhuma proposta foi apresentada por parte dos bancos. Para o próximo encontro, a comissão de negociação solicitou a garantia da data-base.
A primeira rodada de negociação específica com a Caixa Econômica Federal será realizada na próxima sexta-feira (13), um mês após a entrega da pauta específica. Deverá ser debatida a assinatura do pré-acordo com a garantia da ultratividade.
Os bancários do Banco do Nordeste obtiveram uma conquista histórica no último dia 27. Na primeira negociação com o BNB, foi assinado o Acordo do Ponto Eletrônico dos funcionários do banco, após 15 anos de luta.
Na primeira rodada de negociação, dia 29, o BB se recusou a debater sobre a Cassi na mesa de negociação específica da Campanha Nacional. Apesar de não ter sido garantido nada quanto à ultravidade, o banco manifestou o desejo de negociar Acordo Coletivo de Trabalho até 31 de agosto e propôs, inclusive, estabelecer mesas específicas para avançar nos debates sobre determinados temas. A segunda reunião será dia 13.
“Poucos são os sinais de avanço e possibilidade de amplo debate com os banqueiros, e isso é indicativo de que teremos uma árdua batalha até a provável deflagração da greve. A garantia da data-base e da ultratividade é uma questão fundamental para a manutenção do diálogo e para o aprofundamento das demais cláusulas de reinvindicações. A categoria deve estar unida e preparada para o movimento grevista. Contamos com a participação de todos”, destaca Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.