Segundo o Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP), durante os últimos 5 anos, os profissionais da educação perderam mais de 10% de plano de carreira e as vantagens que tinham no cargo.
Na manhã desta quinta-feira (21), o diretor de comunicação, Alex Leite, participou da marcha em defesa da educação pública. O ato, promovido pelo Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (SIMMP), percorreu da Praça da Normal pela Av. Siqueira Campos e pela Praça Barão do Rio Branco, até chegar em frente a prefeitura de Vitória da Conquista.
A presidente do SIMMP, Greice Reis, aponta que a manifestação traz para a avenida de Conquista várias pautas que carecem de atenção do poder público municipal: ” Precisamos da transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação, por escolas com infraestrutura adequadas, merenda escola de qualidade e eficiente, transporte escolar e transporte do professor seguro, construção de creches públicas, reajuste automático do Piso Nacional com remuneração justa, condições dignas de trabalho para os profissionais da educação e o respeito aos direitos garantidos pela Constituição Federal. Lutamos tamém pelo cumprimento integral da lei do piso, pois durante 5 anos perdemos mais de 10% de plano de carreira e as vantagens de nosso cargo. A lei do piso 11.738 não está sendo cumprida nesse município!”
Alex Leite ressalta a importância de fortalecer a luta dos profissionais da educação: ”Valorizar os professores é acreditar em um futuro melhor para toda sociedade. Só a educação pública, gratuita e de qualidade pode garantir a formação de cidadãos e cidadãs conscientes da responsabilidade coletivas de todos na construção de uma sociedade com menos injustiças sociais.”