A agenda dos dirigentes sindicais bancários da Bahia e Sergipe em Brasília, nesta terça-feira (15/6), rendeu uma vitória importante. O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, prometeu colocar em votação no plenário, o projeto de lei que inclui a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19.
O compromisso foi assumido na reunião com os presidentes do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, no início da noite.
O encontro contou também com a participação do diretor de Relações Sindicais da Fenaban, Adauto Duarte, do líder do PT Bohn Gass, do líder do PSB Danilo Cabral, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que intermediou a reunião, além das deputadas Erika Kokai (PT-DF) e Celina Leão (PP-DF), que é relatora do projeto que altera o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, com a inclusão dos bancários entre o publico prioritário para vacinação.
A conquista veio após um dia de muita mobilização em Brasília, no qual os dirigentes sindicais tiveram também reuniões com o Ministério Público do Trabalho, com representantes da Secretária de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
A categoria vai ficar agora na expectativa de votação do projeto, o que pode acontecer ainda esta semana, segundo o deputado Daniel Almeida.
A agenda segue nesta quarta-feira (16), com uma reunião com técnicos do Ministério da Saúde para debater o tema. Este é um desdobramento da audiência da ultima sexta-feira (11), com o ministro Marcelo Queiroga.
Fonte: FEEB/BaSe