Nos dias 17, 24 e 31 de julho, o projeto “Cultura, Território e Formação” realizará encontros online e gratuitos para debater a valorização das práticas culturais locais e o fortalecimento das políticas públicas para o setor. Coordenada pelos Agentes Territoriais de Cultura Vinicius Rodrigues e Yan Roberto, a ação é voltada para fazedores e gestores culturais da região de Vitória da Conquista, o que inclui municípios como Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Cândido Sales, Poções e outros.
O primeiro encontro, no dia 17, acontecerá às 19h, e contará com as participações de Oséas Marques, coordenador do escritório do Ministério da Cultura na Bahia, e Shaolin Barreto, membro do Conselho Nacional de Política Cultural. Já no dia 24, no mesmo horário, o tema da discussão será “Políticas e Gestão Cultural na Administração Pública: avanços e desafios”, com a convidada Maria Santana, mestre em Cultura e Sociedade e bacharel em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas.
No dia 31, o último encontro de julho terá como tema a execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O convidado da vez será Alyson Damasceno, especialista em Política e Gestão Cultural, com atuação em municípios do interior da Bahia e experiência como assessor técnico em processos da PNAB, elaboração de editais, fortalecimento de conselhos e articulação comunitária.
Essa é a primeira fase do projeto, que realizará encontros também no mês de agosto, com agenda ainda a ser divulgada. As pessoas interessadas em participar devem se inscrever por meio de formulário online. Para mais informações, acompanhe o perfil @agentesdecultura_vca no Instagram.
A ação é realizada com apoio do Ponto de Cultura Movimento Cultural Capoeira Lucaia (ACAMB), de Planalto (BA), e do Ponto de Memória e Cultura Museu Virtual Professora Noêmia Lourenço da Silva, de Vitória da Conquista (BA).
Fonte: Conquista Repórter