Federações e sindicatos de todo país realizarão um Dia Nacional de Luta em Defesa do Banco do Brasil e dos Direitos dos funcionários, na quarta-feira (22/10). Durante todo o dia acontecerão atividades nas agências e departamentos do banco, onde os bancários vão conversar com a população sobre a importância do BB como instituição pública essencial para o desenvolvimento nacional.
A mobilização ocorre em um momento de crescimento da pressão sobre os trabalhadores, com o aumento das metas no varejo, o avanço das jornadas de oito horas e a falta de contratações suficientes, que têm provocado sobrecarga e adoecimento nas unidades do banco.
O movimento sindical reforça que o BB é patrimônio do povo brasileiro e deve seguir cumprindo seu papel social, promovendo o desenvolvimento do país com atendimento de qualidade à população e valorização de seus trabalhadores. Para isso, é fundamental garantir concursos públicos, melhores condições de trabalho e respeito às conquistas históricas da categoria.
A defesa do Banco do Brasil como banco público e o respeito aos direitos de seus trabalhadores são lutas de toda a categoria bancária e de toda a sociedade. A participação dos funcionários e funcionárias nas atividades de extrema importância.
Fonte: Bancários Bahia.