Durante a sessão remota da Câmara Federal, nesta terça-feira (03/11), o parlamentar afirmou que o setor bancário não tem do que reclamar e deveria colaborar mais no enfrentamento da pandemia. Almeida reforçou que nada justifica os desligamentos, principalmente porque os bancos continuam com lucros elevados. Nos primeiros nove meses do ano, o Santander obteve lucratividade de R$ 9,891 bilhões e o Bradesco, R$ 12,657 bilhões.
“No Santander houve 2.045 demissões e no Bradesco 1.224. Enquanto os bancos lucram, os trabalhadores estão perdendo os seus empregos, as agências estão sendo fechadas. No Santander 149 agências foram fechadas e no Bradesco 372. O Bradesco anuncia que fechará em torno de 1.100 agências”, alertou o deputado.
Daniel Almeida falou ainda da importância da mobilização dos trabalhadores do setor nas redes sociais, intervenções urbanas em prédios e locais públicos, atos e paralisações nas agências e diálogo junto aos clientes. Fez questão de destacar a atuação do Sindicato da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe nas atividades contra as demissões nos bancos.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia