Os movimentos cívicos que ocorreram nos dias 13 e 15 deste mês não podem ser resumidos a quem é contra ou a favor do governo.
A sociedade brasileira tem uma chance ímpar de levar às ruas o clamor por uma reforma política ampla e que modifique este nefasto sistema de financiamento privado de campanhas feito por empresas, que culminou neste parlamento que temos aí.
Este sistema elegeu um Congresso conservador, distante dos trabalhadores e a serviço do capital. Sua composição impede que sejam aprovadas reformas que são de interesse da maioria da população. Isto porque, parte dele, representa algumas empresas que financiaram suas campanhas.
Com isso, os interesses da maior parte da população nunca são atendidos, pois esses deputados e senadores defendem objetivos próprios e não irão cortar seus privilégios.
O financiamento privado de campanha é uma das grandes causas da corrupção na nossa politica, gerando, inclusive, a atual crise no nosso país. Só será possível superar os problemas atuais com uma reforma política democrática e com o financiamento público de campanha. Precisamos nos mobilizar para garantir que seja feita esta reforma.
Sócrathis Aguiar
Diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários