Esse ano, a Campanha Nacional foi marcada pela luta dos bancários, contrastada pela a ganância e insensibilidade dos banqueiros. Desde o início, com a elaboração da Pauta de Reivindicações, discutida com a categoria por meio do questionário, o SEEB/VCA intensificou a presença nas agências.
Para intensificar a mobilização, foram entregues as camisetas da campanha e a diretoria discutiu e orientou os colegas sobre o andamento das tratativas entre o Comando Nacional e a Fenaban.
Além disso, representantes da base participaram dos encontros estaduais e nacionais, que definiram os rumos da Campanha. Na época, havia a possibilidade real de greve e o Sindicato utilizou os meios de comunicação – rádios, blogs e redes sociais – envolvendo não só a categoria, mas toda a sociedade para debater sobre o assunto.
Mesmo em uma campanha salarial difícil, em um período adverso para os trabalhadores, a mobilização da categoria garantiu para 2022 um acordo de dois anos, com aumento de 10% em vales alimentação (VA) e refeição (VR), mais uma 14ª cesta alimentação de R$ 1 mil paga somente em 2022; reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com correção da inflação (8,83%) nos demais valores fixos da PLR e reajuste nos salários e em todas as demais verbas, como auxílio-creche/babá, por exemplo, de 8% em 2022. Para 2023, a proposta prevê aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
Além disso, uma nova cláusula de trabalho foi adicionada a CCT para regulamentar o teletrabalho. Nela se prevê controle de jornada; direito à desconexão; fornecimento de equipamentos para teletrabalho; promoção de medidas destinadas à saúde do trabalhador neste regime, como orientações de ergonomia e previsão para exames periódicos. Também se assegura a igualdade de tratamento entre bancários que realizam teletrabalho e os que não realizam, que inclui todos os benefícios pactuados. Também prevê canal de acesso disponibilizado pelo banco para que o trabalhador possa ser orientado e tire dúvidas.
Em consulta assemblear realizada pelo SEEB/VCR, no dia 31 de agosto, as bancárias e bancários da base aprovaram, com 70,72% dos votos, o acordo apresentado pelo Comando Nacional.