A organização e competência do departamento Jurídico conseguiu recuperar, nesse ano, R$3.858.938,42 para os filiados e filiadas ao Sindicato, por meio de ações vitoriosas impetradas pelos escritórios conveniados.
Com um trabalho dedicado e permanente, o Sindicato conseguiu a reintegração de bancários e bancárias demitidos injustamente. A diretoria também atua argumentando diretamente com os setores de RH dos bancos, obtendo o cancelamento de desligamentos irregulares, o que otimiza o retorno dos funcionários ao quadro da empresa e evita que a demanda seja judicializada. Em 2022, cinco funcionários que receberam apoio do SEEB/VCR e foram reintegrados aos seus postos de trabalho.
“O departamento Jurídico seguiu com as suas atividades, em audiências presenciais e virtuais, buscando a garantia dos direitos dos bancários. Disponibilizamos plantões com os advogados, que ocorrem dois dias por semana, na sede do Sindicato, para que os filiados recebam orientações e sanem as suas dúvidas. Caso não haja disponibilidade de horário, nós agendamos o atendimento diretamente nos escritórios conveniados. Tudo isso é essencial para que a categoria siga amparada e bem defendida na Justiça”, conclui Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos.