Em razão das péssimas condições de trabalho nos bancos, da falta de funcionários, da pressão por metas e do constante assédio moral, a Diretoria de Saúde acolheu dezenas de bancárias e bancários que procuraram a ajuda do Sindicato.
Além das orientações sobre seus direitos e sobre a necessidade da assistência médica, o SEEB/VCR auxilia nas questões previdenciárias e foram abertos 72 Comunicados de Acidente de Trabalho (CAT) em 2022. Este número expressivo demostra o agravamento das doenças psicológicas e ocupacionais na categoria, o que tem demandado uma atenção especial desta diretoria.
Os dados do adoecimento laboral entre os bancários de Conquista e região também revelam uma realidade alarmante: neste ano, 69% dos filiados adoecidos são funcionários do Bradesco.
A diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador, Giovania Souto, faz um alerta: “De acordo com nossos dados, é possível perceber que o Bradesco é a empresa com maior número de bancários adoecidos na região, tanto fisicamente como psicologicamente. Apesar dos números ainda serem maiores nos bancos privados, nos bancos públicos os casos tem aumentados de forma preocupante e a sobrecarga de trabalho, causada pelo número insuficiente de funcionários para atender a população, é um dos principais fatores do adoecimento. Neste sentido, além de acolher e orientar estes colegas sobre a importância da prevenção e do tratamento das doenças físicas e psicológicas, buscamos garantir os seus direitos junto aos bancos e à Previdência Social, seja de forma negocial ou judicialmente por meio do nosso setor Jurídico”, conclui.