O SEEB/VCR e o Conselho de Usuários da CASSI deram início na última quinta-feira (19) às discussões a respeito da intenção do Banco do Brasil de aumentar a mensalidade dos ativos e aposentados. Esta primeira reunião aconteceu na agência 0188-0, em Vitória da Conquista, e além dos bancários da unidade, estiveram presentes a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, e o representante da Associação de Aposentados da CASSI, Milton Bonfim.
A proposta do BB é aumentar a porcentagem cobrada sobre o valor do vencimento dos funcionários de 3% para 4,5%, reajustar as coparticipações em consultas e procedimentos médicos, e fixar o pagamento de R$ 1.500 de franquia para internamento. Contudo, a proposição não prevê a elevação da taxa paga hoje pelo BB, que permaneceria com o índice de 4,5%.
Para a bancária Camila Vieira, da agência Vitória da Conquista, é inaceitável que todo o prejuízo fique a cargo do trabalhador, já que o banco é responsável pela administração financeira do plano. “A cada dificuldade financeira que o plano passa, o ônus dos trabalhadores aumenta, e se estabeleceu que o do BB é fixo. O que nós, bancários, temos que ter em mente é que cada dia mais são reduzidos os nossos benefícios, e essa redução só pode ser feita com a alteração do estatuto, por meio de votação”, afirma.
Esse também é o entendimento do Sindicato, que fará novas reuniões de esclarecimento pela base, conforme informa a diretora Larissa Couto. “Essa foi a primeira reunião com o intuito de explicar e mobilizar os colegas contra a proposta do BB, que pretende transferir para os associados toda a responsabilidade da crise financeira da CASSI. Entendemos que os direitos em saúde dos participantes não podem ser prejudicados por essa intransigência do banco. Essas reuniões são importantes também para aproximar os bancários ao Conselho de Usuários do plano, incentivando a participação com sugestões para a melhoria do atendimento. Vamos continuar com essa ação de esclarecimento e participação pra que o bancário tenha convicção caso haja uma futura alteração do estatuto”, conclui.