Home / DestaquesApp / 20 de novembro: Dia da Consciência Negra

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

A luta do povo negro em busca de dignidade e direitos tem sido árdua ao longo deste anos. Apesar dos avanços, neste momento estamos presenciando um retrocesso sem precedentes.

Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2019 revelou que sete em cada dez moradores de casas inadequadas são negros ou pardos. Em dados do Monitor da Violência os números apontam que cerca de 75% das mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano no Brasil são negras.

Na última quarta-feira (18), João Alberto Freitas, um homem negro, foi assassinado por seguranças do Carrefour enquanto o estabelecimento estava funcionamento, na frente dos clientes. E este não é um caso pontual, neste ano o movimento Vidas Negras Importam ganhou repercussão global ao escancarar a forma como as vidas negras ainda são ceifadas de forma banal.

Sem dúvida muitas são as conquistas que não podem ser esquecidas. A muito custo mulheres e homens tem disputado espaço, estão abrindo as caixas que escondiam a história do povo negro e nos mostrando a necessidade de romper com essa estrutura que subjuga o povo negro até os dias de hoje.

Comentários

Veja Mais!

Desemprego bate novo recorde e chega a 14,6% no trimestre encerrado em setembro

Segundo IBGE, 14,1 milhões de pessoas estavam em busca de trabalho, alta de 10,2% em …