Home / Brasil / Alexandre de Moraes dá 48 horas para Jair Bolsonaro explicar hospedagem de dois dias na embaixada da Hungria

Alexandre de Moraes dá 48 horas para Jair Bolsonaro explicar hospedagem de dois dias na embaixada da Hungria

Hungary’s Prime Minister Viktor Orban (R) and Brazil’s President Jair Bolsonaro hug after giving a joint press conference on February 17, 2022 in Budapest, Hungary. (Photo by Attila KISBENEDEK / AFP)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu um prazo de 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) forneça explicações sobre sua estadia de dois dias na embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro.

Uma reportagem do The New York Times publicada nesta segunda-feira (25) mostra que o ex-presidente se abrigou na embaixada da Hungria, em Brasília, logo após convocar apoiadores para um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no fim daquele mês.

A visita à embaixada do país europeu, atualmente liderado pelo político de extrema direita Viktor Orbán, aconteceu quatro dias após Bolsonaro ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal como parte da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado

O jornal dos Estados Unidos teve acesso às filmagens das câmeras de segurança da embaixada que mostram o ex-presidente chegando ao local no dia 12 de fevereiro, quatro dias após a deflagração da operação Tempus Veritatis que investiga a tentativa de golpe de Estado para Bolsonaro permanecer no poder em 2022.

Após a reportagem ganhar destaque em toda a imprensa brasileira, os advogados de Bolsonaro divulgaram uma nota afirmando que ele esteve na embaixada a convite para “manter contatos com autoridades do país amigo”.

Desdobramentos

O Ministério das Relações Exteriores solicitou a presença do embaixador da Hungria, Miklós Halmai, para prestar explicações, demonstrando a insatisfação do governo brasileiro com a situação.

Se Bolsonaro permanecesse dentro da missão diplomática, teoricamente ele não poderia ser alvo de uma ordem de prisão, uma vez que se encontraria em um prédio protegido pelas convenções diplomáticas.

Fonte: Brasil de Fato.

Veja Mais!

IDH do Brasil sobe, mas ainda não alcança o período o pré-covid

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil aumentou, passando de 0,754 para 0,760, patamar …