Home / Coronavírus / Campanha do SEEB/VCR pela vacinação da categoria avança na região

Campanha do SEEB/VCR pela vacinação da categoria avança na região

Vereadores de seis cidades já aprovaram a indicação de inclusão de bancárias e bancários no calendário municipal de vacinação.

Reforçando a Campanha Nacional pela vacinação de bancárias e bancários contra a Covid-1, no mês de abril o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma mobilização que tem como pauta central a imunização das trabalhadoras e trabalhadores dos bancos em sua base territorial.

No primeiro momento foi realizada uma campanha midiática apresentando a realidade da categoria e a necessidade de inclusão deste setor no calendário de vacinação dos municípios, além de encaminhar às prefeituras um ofício pautando a solicitação.

A mobilização nacional que está em andamento, organizada por sindicatos dos bancários em todo o país, tem cobrado de parlamentares, prefeituras e dos governos estadual e federal a vacinação para todas e todos, e também a inclusão de categorias que realizam serviços considerados como essenciais, como as bancárias e bancários, como prioridade no Plano Nacional de Vacinação.

Desde o ano passado o serviço bancário foi considerado essencial, conforme o Decreto n° 10.282, de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n° 13.979 de 6 de fevereiro de 2020. O governo federal tomou esta decisão com o objetivo de garantir o acesso dos clientes, usuários e de toda a sociedade, permitindo a manutenção da circulação monetária. No entanto, quando deveria também incluir estas trabalhadoras e trabalhadores no plano nacional de imunização isso não foi feito.

Diante disso, a diretoria do SEEB/VCR tem se articulado junto com a base nas 46 que fazem parte de seu território de atuação para cobrar do poder público uma resposta mais célere para a reivindicação. O resultado desse trabalho coletivo tem sido positivo e já conseguiu a aprovação das câmaras municipais de seis cidades, apontando a inclusão da categoria no plano municipal de vacinação.

Vitória da Conquista foi a primeira cidade a aprovar o requerimento apresentado pela vereadora Viviane Sampaio (PT), no dia 14/04. Em seguida, no dia 16/04, foram aprovados dois requerimentos na câmara de Itapetinga, um específico para as trabalhadoras e trabalhadores da Caixa Econômica Federal, de autoria do vereador Eliomar Alves “Tarugão” (MDB) e, o outro, incluindo diversas categorias e bancários, de autoria de Emanuelle Brandão (MDB).

Já no final do mês, no dia 26, a aprovação também aconteceu na cidade de Poções, tendo como autoria Diogo Chulú (PSD), Joílson Guimarães (Avante) e Eduardo Santos (PSB). No dia 28, o vereador Tiago Amorim (PP) conseguiu a aprovação do requerimento na Câmara de Brumado.

Neste mês de maio mais duas cidades aprovaram a indicação de inclusão da categoria na vacinação. No último dia 4, o projeto de Altemar Nogueira (PSD) foi aprovado em Anagé, e ontem (6) a articulação dos vereadores Ailton Pier (PSD), Flávio Nogueira (PT), Gileno Inácio (PSD), Luiz Cláudio (PP), Nilson José Oliveira (PP) e Rafael Alves (PSD) aprovou o requerimento em Planalto.

“A movimentação das câmaras no sentido de recomendar a vacinação da categoria bancária como grupo prioritário acontece justamente porque a atividade bancária foi considerada um serviço essencial durante a pandemia. Nesse contexto, não pararam de trabalhar durante a crise sanitária que assola o país e estão sendo expostos ao coronavírus diariamente. A consequência disso é que temos sido uma das categorias que mais tem se contaminado, levando muitos colegas a óbito. É importante lembrar que o espaço das agências é muito propício para a disseminação do vírus devido a estrutura fechada das agências. Quando há casos de contaminação as agências precisam ser fechadas e os clientes ficam sem atendimento. Para garantir que os serviços financeiros voltem a funcionar normalmente é fundamental que a categoria seja vacinada e possa trabalhar sem o risco de disseminar o coronavírus para colegas, familiares e clientes”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Comentários

Veja Mais!

Prioridade dos bancários na vacinação contra Covid-19 ganha força

Parlamentares, entidades representativas e trabalhadores se mobilizam em todo o país pela inclusão da categoria …