Home / Coronavírus / Carreata cobra vacinação da categoria bancária

Carreata cobra vacinação da categoria bancária

A mobilização aconteceu em Vitória da Conquista e contou com o apoio da população

Na manhã deste sábado (5), a categoria bancária realizou uma carreata pelas ruas da cidade de Vitória da Conquista. A ação foi mais uma forma do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região para pautar a necessidade de vacinação de bancárias e bancários contra a Covid-19.

Mesmo sendo uma categoria essencial, que tem trabalhado sem ter parado durante essa pandemia, este setor ainda não foi incluído no Plano Nacional de Imunização (PNI), e o governo Federal segue se calando quanto a isso.

Apenas no primeiro trimestre de 2021 foram registrados 152 desligamentos por mortes na categoria bancária, alta de 176,4% na comparação com 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged.

Desde março o Sindicato tem mobilizado toda a sua base territorial com campanhas de mídia e articulação junto ao poder público. Foram enviados ofícios para as cidades da base territorial do reivindicando a inclusão da categoria no plano local de vacinação e em, pelo menos, nove cidades a recepção da pauta foi positiva. No mês de maio, o movimento sindical também realizou uma reunião com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, para debater a imunização.

“Está carreata realizada hoje é mais uma das mobilizações que reivindica o acesso à vacinação, já que os bancários vêm trabalhando sem parar durante a pandemia. Além dessa carreata, no próximo dia 8 de junho teremos uma paralisação de 24h nas atividades para reforçar a necessidade de vacinação dos bancários, que lidam diretamente com a população e estão bastante expostos ao risco de contaminação pela Covid. As autoridades precisam ouvir o grito de socorro da categoria e apresentar um norte para a vacinação de quem tanto tem contribuído para o pagamento do auxílio emergencial e para manter a circulação financeira no país”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

 

SE É GRAVE É GREVE!

Ontem (4), bancárias e bancários do SEEB/VCR, por meio da Assembleia Geral Virtual, aprovaram com 94,9% dos votos uma paralisação das atividades no setor no próximo dia 8.

O poder público tem fechado os olhos para os riscos de contaminação neste setor. Diariamente estas trabalhadoras e trabalhadores atendem milhares de pessoas todos os dias. Somente por meio dos serviços prestados por estes trabalhadores é possível garantir o pagamento do Auxílio Emergencial Federal, bem como a disponibilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aposentadorias, pensões, auxílios-doença, entre outros benefícios fundamentais para a manutenção dos recursos de diversas famílias, principalmente as de baixa renda.

Diante desse cenário preocupante, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, junto aos sindicatos filiados organizaram a plenária regional, que contou com a presença de mais de 650 bancários e discutiu a possibilidade de greve pela vacina nos estados. Por isso, no dia 8, a paralisação na base do SEEB/VCR vai se somar às demais entidades desta região.

Veja Mais!

Sindicato realiza trabalho de base em Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Rio de Contas, Barra da Estiva, Brumado, Ituaçu e Tanhaçu

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu o trabalho …