Home / DestaquesApp / Classe trabalhadora vai às ruas contra o racismo e pelo fora Bolsonaro

Classe trabalhadora vai às ruas contra o racismo e pelo fora Bolsonaro

Na manhã deste sábado (20), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região participou, juntamente com as entidades sindicais e movimentos sociais que compõem o Fórum Sindical e Popular de Conquista, da Marcha Antirracista – Fora Bolsonaro e Mourão.

O ato, que acontece no Dia Nacional de Consciência Negra, teve o objetivo de promover a luta contra o racismo estrutural que agride a população preta do país.

As trabalhadoras e trabalhadores também se manifestaram contra o governo Bolsonaro, que tem agravado a desigualdade, o desemprego, o desalento, a pobreza e a fome, atingindo principalmente a população negra.

A mobilização se concentrou na Praça Nove de Novembro, de onde seguiu para quilombo urbano Beco de Dola, na Rua das Pedrinhas.

“Nesse 20 de novembro, o Sindicato dos Bancários fortaleceu a luta contra o a exploração dos trabalhadores e, principalmente, contra o racismo estrutural presente na sociedade brasileira, que priva o povo negro do direito à vida todos os dias. Diante desse cenário, nada mais justo do que a população esteja reunida e se manifestando contra esse projeto genocida. Os trabalhadores e as entidades organizadas estão lutando pelo fora Bolsonaro, com sua política racista e excludente, que tem submetido o povo brasileiro à uma condição de vida devastadora. E hoje, bancárias e bancários de todo o país estão se somando à essa luta para também cobrar mais contratações nos bancos, inclusive de pessoas negras, que ainda são excluídas das políticas de contratação das instituições financeiras”, considera Alex Leite, diretor do SEEB/VCR.

Veja Mais!

Pacto pelo Emprego deveria estar no centro da política econômica dos países

Por Clemente Ganz Lúcio, sociólogo e professor universitário. A crise sanitária, além de provocar mortes …