Home / Sindicato / Prefeitura de Conquista se nega a vacinar os bancários

Prefeitura de Conquista se nega a vacinar os bancários

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, descumpre determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado ao não iniciar a vacinação dos bancários no município e segue expondo a categoria ao risco de morte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista recebeu na sexta-feira (16) o total de 6.890 doses da vacina contra a Covid-19. As doses estão sendo aplicadas desde o dia 17 e a Prefeitura está negligenciando o grupo prioritário dos bancários.

A nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada na última quarta-feira (14), estabeleceu que 20% do total de doses de vacinas distribuídas deveriam ser destinadas para a vacinação dos trabalhadores bancários e dos Correios. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, confirmou a categoria como grupo prioritário e recomendou a destinação de 10% do total para garantia da imunização.

Publicações da Prefeitura não acata decisão do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite.

Em resposta, o Sindicato impetrou um mandado de segurança postulando o início imediato da imunização dos bancários, com a utilização das 689 doses referentes ao percentual do montante recebido pelo município, conforme resolução da CIB.

A falta de ação da Prefeitura também vai de encontro ao compromisso firmado entre a secretária de Saúde do município, Ramona Cerqueira, e os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana e Sarah Sodré. Na reunião, ocorrida na última quarta (14), com a presença da vereadora Viviane Sampaio (PT), a secretária garantiu que iria vacinar as bancárias e bancários, assim que chegassem os lotes destinados à categoria, o que não aconteceu.

Reunião entre os diretores do Sindicato, Leonardo Viana e Sarah Sodré, a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, e a vereadora Viviane Sampaio (PT).

Vale ressaltar que outras cidades da Bahia já iniciaram a imunização, a exemplo de Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jequié, Anagé, Iguaí, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Tanhaçu, Barra do Choça, Angical, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Catu, Cotegipe, Itamaraju, Jaguari, Macarani, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, São Desidério, Tucano e Wanderlei.

“Infelizmente, essa tem sido a postura de descaso da Prefeitura de Conquista para com os bancários, o que pode custar a vida de trabalhadores. Por isso, ingressamos com uma medida judicial para que o poder público cumpra a determinação do Ministério da Saúde da CIB de vacinar a categoria bancária – que tem atuado presencialmente durante toda a pandemia -, protegendo os trabalhadores e toda a população atendida por eles”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

Comentários

Veja Mais!

Novo Convênio: Aflore Studio

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região fechou convênio com Aflore Studio. …