Home / Movimento Sindical / Promovida pela CTB em parceria com movimentos sociais, lavagem da estátua de Zumbi foi um ato simbólico de resistência

Promovida pela CTB em parceria com movimentos sociais, lavagem da estátua de Zumbi foi um ato simbólico de resistência

A celebração do 20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra foi uma ação simbólica de resistência popular em São Paulo (SP). No centro histórico da cidade foi realizada a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, obra do artista plástico Jofre e uma iniciativa do ex-secretário da Igualdade Racial do município e CEO da Revista Raça, Mauricio Pestana.

A CTB atuou em parceria com movimentos sociais e culturais e as baianas da Escola de Samba Vai-Vai promoveram. A ação foi idealizada pela Central em conjunto com Conam, Facesp, UBM, CMB, Chocolatte da Vila Maria, Unegro e CNAB. O evento contou também com a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón e integrantes do Direitos Já – Fórum Pela Democracia.

Segundo Adilson Araújo, presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil a iniciativa foi inspirada numa experiência do movimento negro da Bahia iniciada em 2008. “Em Salvador, já faz 13 anos que lavamos a estátua de Zumbi dos Palmares no 20 de Novembro. Em São Paulo, sob os signos da contemplação da obra inaugurada por Maurício Pestana, proclamamos a nossa história de luta por liberdade, igualdade e fraternidade”.

“Em nome da CTB”, complementou, “agradecemos a todas e todos que contribuíram para o êxito da nossa participação nos atos do 20 de novembro. CTB na luta pra valer!”

Fonte: CTB.

Veja Mais!

Brasil não aguenta mais 15 meses de insanidade e incompetência, afirmam centrais

“O Brasil não aguenta mais 15 meses de incompetência, negacionismo e insanidade”, afirmam, em nota, …