Home / Sem categoria / Quinta-feira (16) é dia nacional de luta em defesa dos bancos públicos

Quinta-feira (16) é dia nacional de luta em defesa dos bancos públicos

Sindicato convoca a categoria para participar da mobilização nacional

Nesta semana, a categoria bancária está intensificando a campanha em Defesa dos Bancos Públicos. Para marcar o dia de luta nesta quinta-feira (16), o comando nacional está convocando um tuitaço, às 11h, com o objetivo de chamar atenção da população para a pauta, fique atento às nossas redes e participe. Se somando ao movimento, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convida as trabalhadoras e trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste a usarem uma camisa preta.

A ideia da mobilização é lembrar à população que esses bancos desempenham um papel fundamental na economia brasileira, pois são um importante instrumento de política econômica e de promoção do desenvolvimento econômico e social. Com esse importante potencial, o setor privado enche os olhos com o projeto privatista do governo Bolsonaro que tem promovido uma gestão de desmonte para entregar esses bancos, que além de tudo são lucrativos, a preços insignificantes.

Diferente dos bancos privados, os públicos são fundamentais porque têm funções que vão além da busca do lucro. Neste momento, com uma conjuntura ainda mais difícil diante da pandemia da Covid-19 foram chamados para socorrer o país. Diferente dos bancos privados que mesmo em uma crise seguem fechando agências e contribuindo para o crescimento do desemprego com as milhares de demissões que promovem a cada ano.

Defender os bancos públicos significa defender um país melhor, mais desenvolvido, menos desigual, mais justo e mais fortalecido. Se é banco público, é para todos!

“Estamos enfrentando uma conjuntura muito difícil para quem é trabalhadora e trabalhador em nosso país. Temos um governo que não tem constrangimento em governar para os ricos e grandes empresários, seguindo a lógica desigual: para os banqueiros as riquezas, para quem trabalha, arrocho salarial, retirada de direitos e desemprego. Uma das formas de entregar o patrimônio construído pelo povo brasileiro tem sido a privatização das empresas públicas. Não podemos permitir que esse governo destrua o que conquistamos com anos de luta. Mobilize em sua agência, converse com os clientes e familiares sobre a importância de se posicionar em defesa das empresas públicas”, destaca Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

A luta em defesa dos bancos públicos foi aprovada durante a 23ª Conferência Nacional dos Bancários.

Comentários

Veja Mais!

Trabalhadores da educação lançam nota de repúdio contra decreto municipal em Conquista

As entidades sindicais de professores e profissionais da educação do município de Vitória da Conquista …