Home / Retrospectiva 2020 / Retrospectiva 2020 – Segundo Semestre: combate à Covid-19

Retrospectiva 2020 – Segundo Semestre: combate à Covid-19

O coronavírus representou um novo grande desafio para os trabalhadores em 2020 e com o avanço da disseminação da doença em nossa região, o Sindicato teve que ampliar a pressão pelo cumprimento das medidas de prevenção nas agências.

Como forma de prevenir o adoecimento na categoria, o Sindicato realizou, durante o trabalho de base nas unidades, a entrega de máscaras confeccionadas pela entidade.

Em julho, em meio a falta de ações diretas das instituições financeiras e do poder público, a diretoria conseguiu promover uma parceria com a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista para realizar a testagem de todas as bancárias e bancários que estavam atuando presencialmente nas unidades de Conquista. Ao todo, 183 trabalhadores realizaram os testes em dois dias. Todos os resultados foram negativos.

Vale ressaltar que as solicitações de testagem foram encaminhadas, em maio, para as prefeituras das 45 cidades que compõem a base.

Acompanhamos os casos de Covid-19 e o fechamento para sanitização de diversas agências, como BNB/Itapetinga, Bradesco/Barão do Rio Branco e Vitória da Conquista, CEF/B. Brasil, Santander, entre outras. Nos casos onde os bancos não seguiram os procedimentos de segurança estabelecidos, o SEEB/VCR realizou denúncia à Justiça.

Ainda em julho, a diretoria se reuniu com as procuradoras do Ministério Público do Trabalho, Verena Borges e Geisekelly Marques, onde foram abordadas as irregularidades cometidas pelos bancos nos casos de adoecimento dos bancários ou terceirizados, indicando unidades que não foram fechadas para sanitização e os trabalhadores não foram afastados após a confirmação de infecção por Covid-19. Outro ponto abordado foi a garantia dos direitos de quem está trabalhando em home office, em razão da utilização de equipamentos pessoais e o não custeio da manutenção da atividade laboral.

“Essa parceria com o Ministério Público do Trabalho é de grande valor para nós, pois faz com que as questões relacionadas à proteção, segurança, saúde, direitos e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras ganhem o peso da manifestação de um órgão experiente e respeitado nas questões trabalhistas. É um canal de comunicação aberto que devemos lançar esforços para manter mesmo depois dessa situação de pandemia para que a luta em defesa da classe trabalhadora tenha ainda mais força”, afirmou Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.

Comentários

Veja Mais!

Retrospectiva 2020 – Segundo Semestre: Campanha Nacional dos Bancários

No segundo semestre de 2020, já em meio à pandemia da Covid-19, a categoria bancária …