Home / Sindicato / SEEB/VCR realiza doação de equipamento histórico para o IFBA

SEEB/VCR realiza doação de equipamento histórico para o IFBA

 

O Telex foi um importante instrumento de comunicação para a categoria, principalmente, nos processos de greve.

Na semana passada, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região efetuou a doação de um terminal de Telex para o Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Da Bahia-IFBA. O equipamento foi utilizado pelo Sindicato até meados dos anos 90 e agora vai fazer parte da mostra permanente sobre a história da informática. A doação foi entregue ao professor de informática, Camilo Carvalho, representante do Instituto.

O Telex foi uma invenção criada para ser um sistema internacional de comunicações escritas, semelhante ao e-mail utilizado nos dias de hoje. Era formado por uma rede mundial com um plano de endereçamento numérico, com terminais únicos que compartilhavam mensagens escritas para qualquer outro terminal, e era vinculado à rede de telefone. Uma das particularidades deste sistema era a garantia de entrega imediata com autenticação dos terminais.

O Telex foi utilizado até meados dos anos 90, mas, devido à necessidade de atualização dos equipamentos, ficou obsoleto. Diante disso, a diretoria decidiu contribuir para a produção científica. Com a doação, as e os estudantes e população poderão ter contato com essa invenção, que, sem dúvidas, contribuiu para o grande salto de comunicação da sociedade moderna.

Comentários

Veja Mais!

Posse da Diretoria eleita acontece no dia 1º

Na próxima quarta-feira (1º), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza, …