Home / Coronavírus / VACINAR BANCÁRIAS E BANCÁRIOS É PROTEGER A POPULAÇÃO!

VACINAR BANCÁRIAS E BANCÁRIOS É PROTEGER A POPULAÇÃO!

Sendo o serviço bancário essencial, a vacinação de quem presta esse serviço precisa ser prioritária.

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região encaminhou ofícios com a solicitação de vacinação da categoria para as 45 prefeituras da base territorial atendida pela entidade. A diretoria aguarda um retorno positivo dos gestores quanto a essa demanda.

Para dialogar com a população sobre essa questão, o Sindicato iniciou uma campanha com divulgação da pauta em outdoors em Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado e Poções. Outras ações serão realizadas no decorrer da semana.

Desde o início da pandemia, a atividade bancária foi inserida enquanto serviço essencial em todas as cidades da base do Sindicato. Ao longo deste ano de agravamento da pandemia, a categoria tem prestado um serviço com a máxima eficiência, a partir das condições que lhe são disponibilizadas, mantendo a circulação monetária e evitando o agravamento da crise econômica e social pela qual a população vem atravessando.

Trabalhadoras e trabalhadores dos bancos estão na linha de frente todos os dias lidando com a população, que precisa do atendimento presencial nas agências, principalmente aposentados e beneficiários de programas sociais. São milhares de pessoas atendidas diariamente.

Desde o ano passado o Sindicato tem cobrado dos banqueiros e prefeituras medidas que aumentem a segurança de quem precisa ir até a agência, como a instalação das proteções de acrílico, equipamentos de segurança individuais, suporte para organização das filas, testagem em massa e outras medidas.

Mesmo com todos esses cuidados, o número de casos entre a categoria tem sido elevado e, infelizmente, já foi registrado óbito nesta base sindical. Se o risco para os trabalhadores e familiares é iminente, o poder público também precisa levar em consideração que as agências são ambientes com potencial para disseminação do vírus, por serem locais fechados e com ar condicionado. Muitas agências da base tiveram o atendimento suspenso por dias para sanitização devido aos casos de contaminação, causando transtorno para todos.

Agora, com a vacina disponível nos municípios de nossa base, várias categorias têm sido incluídas como prioritárias, até mesmo o setor privado, nada mais justo que bancárias e bancários possam ser imunizados para continuar prestando o atendimento necessário à população em segurança.

“Nos últimos meses temos construído a luta para sermos considerados um dos setores prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid 19. Sindicatos e Federações têm pressionado as autoridades federais e estaduais para que isso aconteça. Em nossa região estamos intensificando as ações desse trabalho cobrando o poder público local em cada cidade de nossa base. Vale destacar que não estamos pautando um atravessamento no calendário de vacinação dos idosos, mas sim a inclusão da nossa categoria na fase que atende trabalhadoras e trabalhadores de serviços essenciais. Com a bancárias e bancários vacinados a população terá acesso ao atendimento nos bancos de forma mais segura”, destaca Paulo Barrocas, diretor do SEEB/VCR.

Comentários

Veja Mais!

Registros de óbitos crescem 40% no 1º trimestre de 2021 no Brasil

As mortes registradas em todo o ano de 2020 alcançaram 1.443.405, número 8.3% maior do …