O Comando Nacional dos Bancários tem mais um encontro importante com a Fenaban na próxima quinta-feira (18/7). A quarta rodada de negociação da campanha salarial 2024 dará início aos debates sobre saúde e condições de trabalho, incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas.
O tema é tão importante que será dividido em duas partes: na quinta (18) o enfoque será nas questões envolvendo PCDs e neurodivergentes. As discussões serão retomadas no do dia 25 de julho, com o debate sobre metas e condições de trabalho.
A categoria bancária está entre as que mais adoecem devido ao trabalho no Brasil. A consulta nacional mostrou dados preocupantes sobre o tema, com 39% dos participantes respondendo que tinham usado remédios controlados (antidepressivos, ansiolíticos, estimulantes) nos últimos 12 meses.
Os bancários apontaram ainda como os três principais impactos da cobrança excessiva de metas: a preocupação constante com o trabalho (67%), cansaço e fadiga constantes (60%) e desânimo e vontade de não ir trabalhar (53%).
Isso comprova a necessidade de medidas urgentes para proporcionar um ambiente de trabalho saudável nos bancos, garantindo melhores condições de trabalho à categoria. Essa será a cobrança do Comando na mesa de negociação.
Fonte: FEEB/BA-SE.