Na manhã desta segunda-feira (20), a diretoria do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região esteve reunida, via plataforma on-line, com as procuradoras do Ministério Público do Trabalho, Verena Borges e Geisekelly Marques, para tratar das demandas da categoria durante a pandemia.
Foram abordadas as irregularidades que estão sendo cometidas pelos bancos nos casos de adoecimento dos bancários ou terceirizados. Mesmo com procedimentos de segurança estabelecidos, algumas unidades não foram fechadas para sanitização e os trabalhadores não foram afastados após a confirmação de infecção por Covid-19.
O Sindicato também solicitou o apoio do MPT para a cobrança da realização de testes entre as trabalhadoras e trabalhadores que estão em atividade nas agências, a exemplo do que aconteceu em Conquista. Além disso, o órgão vai buscar uma reserva de testes para que estes funcionários sejam avaliados periodicamente, diminuindo as chances dos bancos virarem vetores de contaminação da sociedade.
Outro ponto abordado foi a garantia dos direitos de quem está trabalhando em home office, já que foram relatados casos onde o banco está explorando a utilização de equipamentos pessoais e não está custeando a manutenção da atividade laboral.
“Essa parceria com o Ministério Público do Trabalho é de grande valor para nós, pois faz com que as questões relacionadas à proteção, segurança, saúde, direitos e a vida dos trabalhadores e trabalhadoras ganhem o peso da manifestação de um órgão experiente e respeitado nas questões trabalhistas. É um canal de comunicação aberto que devemos lançar esforços para manter mesmo depois dessa situação de pandemia para que a luta em defesa da classe trabalhadora tenha ainda mais força”, afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.