No dia 1º de Maio, data que marca a luta da classe trabalhadora em todo mundo, o SEEB/VCR promoveu, um espaço de integração entre bancários, amigos e familiares para a categoria de Brumado e região.
A comemoração, que aconteceu na AABB de Brumado, teve início com o Torneio Dia do Trabalhador. A equipe do Bradesco saiu vencedora da disputa, que também contou com a participação das equipes Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
O dia 1º de Maio celebra as lutas históricas pela construção de um mundo mais justo para aquelas e aqueles que cotidianamente se dedicam a produzir a riqueza.
Neste ano, diante de tantos ataques e retiradas de direitos, o fortalecimento da resistência se faz mais que necessário. O patronato e sua ganância por acumular lucros cada vez maiores, põem em prática um projeto de enriquecimento às custas da vida daqueles que trabalham duro. “O interessante de realizar uma atividade como essa é o Sindicato criar um momento lúdico entre familiares e a categoria, para que juntos possamos falar sobre a nossa situação, que é muito grave. Nunca antes os trabalhadores sofreram tantos ataques aos seus direitos. A crise que temos é de falta de emprego, de consumo interno, de desenvolvimento econômico. Essa é uma data de reflexão e é o momento de compreender que a luta é coletiva, por isso é fundamental o envolvimento individual”, aponta Gabriel Caires, bancário do BB/Brumado.
A categoria bancária, que já vive uma rotina de intensa exploração, com cobranças de metas abusivas, redução de postos de trabalho e consequentemente um acúmulo tarefas, passará a sentir isso de forma ainda mais profunda caso o projeto, já em curso, se concretize. Diante disso, torna-se necessário buscar formas de aproximar bancárias e bancários para construção tanto da luta da categoria quanto a unidade da luta com os demais trabalhadores contra os retrocessos que estão sendo colocados, como a reforma da Previdência, por exemplo.
Através da confraternização, o Sindicato dialogou com a categoria sobre os perigos da aprovação desta reforma. Durante o almoço, ao som de Narjara Paiva, a categoria e familiares aproveitaram o momento de lazer e puderam se integrar com os colegas.
“Este evento promovido pelo Sindicato buscou promover a união e interação entre bancários de todos os bancos, não apenas de Brumado, mas também da região. Por ser realizado no Dia do Trabalhador, se torna ainda mais importante. Nós bancários somos de uma categoria que tem sofrido com a política de enfraquecimento dos bancos públicos, sobrecarga de trabalho, falta de funcionários e o risco de privatização. Por isso, promover a união fortalece nossa luta em defesa dos nossos direitos”, destaca Tatiana Oliveira, bancária da CEF/Brumado.