Na tarde desta sexta-feira, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), representado pelo presidente Leonardo Viana, esteve em reunião com o superintendente comercial Rodrigo Pamponet, do Banco do Brasil, cobrando esclarecimentos sobre as mudanças anunciadas recentemente, que divergem do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigor.
Na ocasião, o representante da categoria bancária solicitou explicações acerca das medidas anunciadas pelo Banco, que impactaram especialmente a situação de trabalho dos caixas e assistentes.
As perguntas, formuladas pela Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe (FEEBASE), foram apresentadas ao superintendente regional, que informou não possuir informações suficientes para responder estes questionamentos e que vai solicitar mais informações da superintendência estadual para repassar ao sindicato assim que receber alguma resposta.
Durante a conversa, foi solicitado à regional que fosse garantida a prioridade da continuidade do trabalho na função de caixa para os bancários e bancárias que já exercem a função, mas que não possuem tempo de trabalho suficiente para terem a comissão incorporada ao salário. Entretanto, ele não poderia garantir o atendimento a este pedido, pois não recebeu nenhuma orientação sobre como vai funcionar a abertura dos caixas a partir de fevereiro.
Outro questionamento feito foi sobre a mudança de dotação em algumas unidades, pois alguns colegas informaram ao Sindicato que houve redução no quadro de funcionários das suas agências. O superintendente informou que alguns gerentes haviam relatado esta situação, mas que ele ainda não tinha o relatório completo das modificações feitas nos quadros das agências vinculadas à sua regional.
O presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, alega que: ”infelizmente, o Banco do Brasil se aproveitou da obrigação de apresentar os novos quadros de vagas para os assistentes e para as mudanças na função de caixa, para realizar uma reestruturação nas suas agências. Isso demonstra o desrespeito e a falta de lealdade com os funcionários e o movimento sindical, pois em nenhum momento houve discussão acerca da redução dos quadros das agências. Além disso, o banco tem liberado informações imprecisamente e fatiada, gerando muitas dúvidas e criando insegurança na categoria, principalmente no que diz respeito à incorporação salarial dos caixas que completaram mais de dez anos de função em 11/11/17. Quanto à continuidade do trabalho para os caixas que não completaram este tempo e nos assistentes quanto ao acúmulo e desvio de funções que podem acontecer com este novo cargo de assistente de atendimento.”
Leonardo também lembra que os funcionários que tiverem dúvidas sobre o seu direito de incorporação, podem questionar a Diretoria de Pessoas (DIPES) através do contato do assistente FUNCI pelo WhatsApp (61) 4003-5291 ou pelo telefone 0800 881 5291, além de procurar o Sindicato caso não tenham suas dúvidas sanadas: ”os e-mails enviados pelo banco hoje informando da incorporação ou não da comissão de caixa gerou muitas dúvidas aos funcionários, pois muitos colegas que acreditavam ter o direito a incorporação receberam e-mails com a negativa deste direito. No entanto, conseguimos identificar que, em alguns casos, o banco ignorou comissões exercidas antes de 2007 e não contabilizou períodos de comissões exercidas em substituição ou nomeação temporária, e isso causou prejuízos a alguns bancários. Por isso, peço a todos que acreditam terem sido prejudicados com a negativa da incorporação, que imprimam no aplicativo ARH o seu histórico de funções. Após isso, devem procurar o sindicato para podermos analisar cada caso e acionar o banco administrativa ou judicialmente para garantir o direito à incorporação de quem tiver completado o tempo necessário em 11/11/17.”