
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR) se reuniu com a gerente regional do Centro de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBB), Kenia Zanon, para tratar das demandas e problemas enfrentados pelos trabalhadores da unidade instalada em Vitória da Conquista. A reunião foi motivada por uma série de queixas relacionadas às condições inadequadas de trabalho.
Foi constatado que os funcionários estão atuando em um ambiente improvisado, com mobiliário fora do padrão estabelecido pela CRBB e em desacordo com as normas da NR-17, que regulamenta as condições ergonômicas exigidas pelo Ministério do Trabalho. Além disso, não há espaço adequado para descanso nem copa para uso da equipe. A situação tende a se agravar com a previsão de chegada de mais cinco funcionários até o dia 22 de dezembro.
Diante das reclamações, Kênia reconheceu que a infraestrutura atual não atende às necessidades da equipe e afirmou que adotará medidas para corrigir os problemas. Segundo ela, haverá contato direto com a gerência regional de Vitória da Conquista e com a gestão da agência 188 para viabilizar as mudanças. A gerente também garantiu que estão sendo providenciados novos mobiliários e equipamentos eletrônicos para atender tanto os funcionários atuais quanto os que serão incorporados à equipe.
Um dos desafios levantados durante a conversa foi a logística para o envio dos materiais, que estão armazenados em Recife. A gerente informou que trabalha para que tudo seja entregue antes da posse dos novos funcionários.
Para Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, a reunião representou um avanço importante:
“A reunião foi produtiva, pois pudemos expor as demandas da equipe da CRBB de Vitória da Conquista, que já haviam sido cobradas à GEPES e à regional, pois a ausência de uma gerência própria da CRBB na região deixava os funcionários bastante desassistidos. Esperamos que esses problemas sejam resolvidos o quanto antes, pois o banco deve ter compromisso prioritário com condições adequadas de trabalho, a fim de evitar o adoecimento dos seus funcionários. Vamos ampliar o diálogo com a gestão do prédio central do banco para viabilizar os espaços necessários para a instalação de todos os equipamentos que a equipe precisa.”
Sindicato dos Bancários Sindicato dos Bancários