Bancárias, bancários e convidados, participaram, na noite desta sexta-feira (3), do evento em comemoração aos 61 anos do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
Nessa sexta-feira (3), a categoria bancária se reuniu para debater a realidade dos bancos públicos e comorar os 61 anos de fundação do Sindicato. O tema da mesa redonda: “O papel dos bancos públicos na retomada do desenvolvimento nacional” foi discutido com a participação do membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, do Conselho Deliberativo da Previ e diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo; da presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, Rita Josina; e do representante dos funcionários no Conselho Fiscal da Funcef, Sâmio Cássio.
A princípio, a roda de conversa começou com a importância dos bancos públicos em nosso país: “A iniciativa privada busca apenas o lucro e se instala nas grandes regiões, já desenvolvidas, para atingir esse objetivo. A empresa pública tem um papel completamente diferente, que é induzir o desenvolvimento econômico de uma região. A atitude dos últimos governos, em desvalorizar a instituição e fechar agências nos polos pequenos, era já algo planejado para preparar a possível privatização. Por isso temos que valorizar e reabrir agências e contratar mais funcionários, para que se evite esse quadro.” Explicou Fábio Ledo.
Sâmio Cassio argumentou que a falta de contratação de novos funcionários, principalmente na Caixa Econômica, é uma tática de sucateamento das empresas para uma possível privatização. “Nos últimos anos a caixa deixou de realizar novos concursos, e essa não contratação de empregados é uma estratégia de sucateamento da empresa feita pelos últimos governos – Precarizar a mão de obra e sabotar a empresa para então, poder privatizar.”
Toda essa problemática gera problemas físicos e mentais para os bancários e, Rita Josina, deixa um alerta para o futuro: ” Temos que lutar por um banco de desenvolvimento com políticas de valorização, de reconhecimento e motivação de seus funcionários, para que todas as dimensões de seus funcionários sejam contempladas.”
Após o espaço de formação, os membros da chapa eleita para representar a base do SEEB/VCR no triênio 2023-2025 foram devidamente apresentados e homologados.
O presidente, Leonardo Viana, falou sobre as expectativas para os próximos anos: “Esperamos mais conquistas. Felizmente conseguimos sobreviver aos ataques do governo Bolsonaro, mantendo nossos direitos historicamente garantidos. Daqui pra frente, buscamos lutar para ampliar essas conquistas com melhores salários e condições de trabalho.”
Logo após, o público aproveitou um momento de lazer e integração com coquetel e a música ao vivo de Iago Galvão. Cristiane Andrade, bancária do Bradesco, reforçou a importância do evento: “É muito bom fazer parte da história da entidade. Agradeço pelo evento e pelas palestras, que nos fazem unir em prol da categoria.