O 8 de Março é o dia em que se comemora a história de luta das mulheres em todo o mundo. Esta luta se concretizou na busca por dignidade, igualdade de direitos e salários, e também por uma sociedade justa e igualitária.
Esta data, marcada como Dia Internacional de Mulher revela a coragem de grandes feministas que sacrificaram seu trabalho, sua família e suas próprias vidas na luta pela dignidade de todas as mulheres e pela emancipação humana. Apesar de toda a luta, as dificuldades diárias de todas as mulheres da classe trabalhadora ainda estão presentes no cotidiano, o que faz dessa oportunidade um momento de reforçar a necessidade do fortalecimento da organização coletiva para continuar com os enfrentamentos.
Dentro da luta, as mulheres disputaram e ainda disputam a autonomia do próprio corpo, que dentro de uma sociedade capitalista foi estigmatizado e hiperssexualizado. Os resultados disso muitas vezes refletem na falta de conhecimento sobre a saúde da mulher. Pensando nisso, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realiza no próximo dia 8, às 19h, uma palestra com a médica Jacqueline Ferraz sobre saúde ginecológica e trabalhadoras.
Após a palestra, será realizado um coquetel com música ao vivo, para que a categoria possa desfrutar de um momento de confraternização e compartilhar experiências. O evento acontecerá na sede do Sindicato, na rua Dois de Juho, 120, centro. “Contamos com a participação de todas as bancárias e bancários neste espaço de informação e confraternização. O Dia Internacional da Mulher merece ser celebrado para lembrar das lutas, do papel desempenhado pela mulher na sociedade e, principalmente, para debater o que queremos conquistar”, afirma Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.