Home / DestaquesApp / SEEB/VCR dispõe de um setor jurídico especializado para atender a categoria

SEEB/VCR dispõe de um setor jurídico especializado para atender a categoria

Conheça mais como funciona o serviço e fique por dentro de seus direitos

A assessoria jurídica em um Sindicato é uma ferramenta importante, que somada às lutas garante o respeito aos direitos conquistados e melhores condições nas relações trabalhistas.

No Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, a diretoria constantemente busca qualificar o serviço prestado às filiadas e filiados para que tenham um bom suporte quando precisam de acompanhamento.

Para prestar um serviço especializado à categoria, foi firmado um convênio com quatro escritórios em Vitória da Conquista, que tem desenvolvido um bom serviço na área trabalhista e previdenciária. Entre os processos que prestam assessoria estão as reintegrações e cancelamento de demissão. Vale destacar que o cancelamento não pode ser feito com escritórios particulares, este processo só pode ser feito via Sindicato, pois se trata de uma instância de negociação mediada por meio do setor de relações sindicais dos bancos.

Além disso, o SEEB/VCR conta também com a assessoria de escritórios em Salvador ou Brasília para ações que seguem para as instâncias estaduais e federais.

No período de janeiro de 2016 a agosto de 2021, as vitórias nas ações impetradas por meio da assessoria jurídica do SEEB/VCR geraram mais de sete milhões de reais em indenizações para as filiadas e filiados das 45 cidades da base.

Em Conquista, a categoria pode contar com o apoio dos escritórios: Higino e Amazonas Advogados Associados; Brito, Ávila Advogados Associados; Amaral, Cardoso e Reis Sociedade Advogados; Paulo de Tarso Advogados Associados. Atualmente, estes escritórios juntos acompanham mais de 400 ações.

“Ter um acompanhamento jurídico que tenha experiência na área pode ser o diferencial para obter sucesso nas ações. Por isso, destacamos a importância de sempre recorrer primeiro a uma orientação junto ao Sindicato, para saber quais são as possibilidades e direitos que a filiada ou filiado possui quanto aos serviços disponíveis gratuitamente”, lembra Sarah Sodré, diretora Jurídica do SEEB/VCR.

O serviço jurídico do Sindicato atende a categoria em processos coletivos, individuais e administrativos. A bancária ou bancário pode realizar o agendamento de uma conversa inicial no plantão jurídico realizado toda semana na sede da entidade.

Os agendamentos devem ser feitos com a secretaria, pelos telefones (77) 3424-1620/3424-2062. Caso o filiado não tenha disponibilidade para comparecer à sede nestes dias, o suporte jurídico será feito no escritório conveniado escolhido. Também é possível tirar dúvidas por meio do WhatsApp do setor Jurídico, de segunda a sexta, das 9h às 17h. O número é (77) 98115-2694.

VEJA COMO PROCEDER EM CASO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

O processo administrativo é um instrumento interno dos bancos para averiguar alguma falta supostamente praticada pelo bancário. Eles acontecem tanto nas instituições públicas quanto privadas.

“É preciso lembrar que o processo administrativo é um primeiro passo para a demissão, então as bancárias e os bancários não podem subestimar a apuração. O banco tem um departamento específico para atuar nessas questões e não mede forças para colocar a trabalhadora ou o trabalhador como culpado. Nesse sentido, o Sindicato criou uma estrutura para que o bancário tenha um suporte equivalente para constituir sua defesa. Para reverter de forma efetiva o processo, o Sindicato precisa ser procurado em tempo hábil, desde o primeiro questionamento”, aponta Sarah.

Apenas o escritório de Higino e Amazonas é responsável por acompanhar os processos administrativos. O Sindicato firmou um contrato com este escritório para oferecer o serviço gratuitamente à associada e associado. Desta forma, fica a orientação que nesse caso as bancárias e bancários devem procurar exclusivamente este escritório.

 

Veja Mais!

Plantão Jurídico acontece nesta terça-feira (12)

Buscando garantir os direitos aos sindicalizados, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e …