Na manhã desta segunda-feira (16), os diretores Jornan Andrade e Sarah Sodré participaram, juntamente com representantes do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares da Bahia, de uma reunião com representantes do Banco do Nordeste.
O encontro é uma resposta à pauta de reivindicações apresentadas pelas trabalhadoras rurais durante a Marcha das Mulheres, na última segunda-feira (9).
Em relação à demanda de maior agilidade na liberação do Pronaf B e Pronaf Mulher, o BNB informou que os processos só apresentam lentidão quando existe inconformidades no preenchimento da Declaração de Aptidão (DAP) e se dispôs a promover palestras com as entidades representativas para orientar a emissão do documento.
Sobre a pauta de melhoria no atendimento, o banco se dispôs a realizar um suporte diferenciado, com agendamento de horário aos beneficiários do Pronaf.
“Consideramos que a reunião gerou avanços e os representantes do BNB foram solícitos quanto às reivindicações. Isto demonstra a importância de um banco público, voltado para o atendimento social. Precisamos fortalecer e defender o Banco do Nordeste, que é um patrimônio da sociedade e fundamental para o financiamento da agricultura familiar”, afirma Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.