Em meio às negociações com os bancos, os trabalhadores têm tido, como uma ferramenta fundamental na busca por avanços, a organização da luta contra retiradas de direitos e abusos do patronado. Realizando as atividades de mobilização da Campanha Nacional 2018 pela base, os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região mantêm as viagens pelas agências para entrega de material e diálogos com a categoria sobre os desdobramentos das reuniões específicas e com a Fenaban.
Na semana passada, entre os dias 14 e 16, os diretores Alberto Rocha e Carlos Alberto estiveram nas cidades de Anagé, Tanhaçu, Ituaçu, Barra da Estiva, Brumado, Dom Basílio, Livramento, Paramirim, Rio de Contas, Abaíra, Malhada de Pedras, Jacaraci, Mortugaba e Condeúba. Jornan Almeida e Arnaldo Prates encontraram-se com os bancários de Barra da Choça, Poções, Planalto, Iguaí, Nova Canaã, Ibicuí, Potiraguá, Itarantim, Cândido Sales, Encruzilhada, Tremedal e Belo Campo entre os dias 14 e 17. Ainda no dia 17, os diretores Paulo Barrocas e Sarah Sodré foram às agências de Itambé, Itapetinga e Macarani.
“As viagens à base se intensificam neste momento ante a necessidade de mobilização e organização da categoria. Os bancários estão atentos à realidade das outras agências, se informando sobre as negociações e como os colegas das outras cidades estão organizados. O momento é de uma grande luta contra a retirada dos diretos e não somente de busca por reajuste salarial”, destaca a diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR, Sarah Sodré.