A Marcha das Mulheres em Vitória da Conquista ocupou as ruas do centro da cidade na manhã desta segunda-feira (9). O Sindicato dos Bancários de Vitória da
Conquista e Região participou da mobilização organizada por entidades sindicais, movimentos populares e coletivos por meio do Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista.
Além de convocar a população para ocupar as ruas para celebrar o mês histórico das mulheres trabalhadoras, foram protocoladas pautas de reivindicações sobre as questões das mulheres na Câmara de Vereadores, e sobre as mulheres do campo, no Banco do Nordeste. O movimento também tentou protocolar as pautas junto a prefeitura e ao Núcleo Territorial de Educação – NTE, onde se depararam com as portas fechadas para o movimento.
Contra todos os tipos de violência de gênero e contra a retirada de direitos, que impactam diretamente a vida das trabalhadoras, a passeata se concentrou em frente à Prefeitura e foi finalizada na praça Barão do Rio Branco.
“Precisamos destacar que todos os atos em que mulheres conseguem ser protagonistas é de extrema importância. Somos a base de diversos movimentos sociais, mas infelizmente não temos tanta visibilidade e apoio em relação às pautas de gênero, como a violência física e psicóloga em ambientes familiares e relação de emprego e o feminicídio. Por isso, momentos como essa Marcha se torna fundamental para o fortalecimento da luta das mulheres”, avalia Sarah Sodré, diretora do SEEB/VCR.