Na segunda-feira (13), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, representado pela vice-presidente Sarah Sodré, participou da comemoração dos 40 anos da União de Mulheres de Vitória da Conquista. Durante o evento, foram ressaltadas as conquistas asseguradas na lei, fruto da luta organizada das mulheres de todo o país. Também foram discutidas as necessidades de políticas públicas para a melhoria da realidade das mulheres brasileiras: como a ampliação das políticas públicas para mulheres em situação de violência, o tratamento da saúde pública feminina, o acesso à educação e saneamento básico, entre outras reivindicações do movimento feminista.
Maria Otília, Secretária Geral da União de Mulheres, destacou a importância da entidade na luta por direitos iguais durante todos esses anos: “A entidade nasceu em 1983, fruto de uma luta intensa das mulheres naquela época, durante a ascensão do movimento feminista e no final da ditadura militar. A União de Mulheres surgiu como resultado desse esforço por espaço político, social e econômico em nossa sociedade. Ao longo desses 40 anos de funcionamento contínuo, buscamos expandir e preservar os direitos das mulheres, incluindo o direito à creche, um local seguro para cuidar de seus filhos, que é também um dos espaços oferecidos aqui na sede em convênio com a prefeitura. Desenvolvemos projetos como ‘Colo de Flores’ para apoiar mulheres vítimas de violência, iniciativas de terapia, um laboratório de informática e uma horta comunitária. Nos últimos 4 anos do governo anterior, dedicamos esforços para evitar retrocessos nos direitos das mulheres. Apesar dos desafios, a União de Mulheres resistiu e manteve firme seus ideais, concentrando-se na questão da violência contra a mulher e nas formas de protege-las contra a violência doméstica, uma violência que decorre de relações desiguais e hierárquicas de poder entre homens e mulheres, vinda da construção social na qual vivemos. Infelizmente, essa é uma realidade que ainda não foi erradicada no século XXI”.
Sarah Sodré, em nome do Sindicato dos Bancários, parabeniza a entidade por esse trabalho incansável em busca da igualdade de gênero: ” Uma entidade que tem como objetivo apoiar as mulheres nas diversas formas de luta, se torna fundamental para a construção de uma sociedade com menos injustiças sociais. Nesses 40 anos de existência, a organização das lutas e a mobilização das mulheres na busca pelas condições de igualdade de tratamento descontruindo o machismo estrutural e, buscando conscientizar as mulheres dos seus direitos, contribuiu sensivelmente para as conquistas obtidas até o momento. Parabenizamos o trabalho que vem sendo feito pela entidade ao longo de seus 40 anos, uma jornada dedicada à promoção da igualdade, empoderamento e justiça para todas. Que esses anos de conquistas sejam apenas o começo de um futuro mais inclusivo e igualitário para todas as mulheres”.