Nesta semana, diretores do Sindicato estiveram nas agências de Vitória da Conquista para distribuir a cartilha informativa, produzida pela Contraf, sobre a reforma da Previdência.
Durante o trabalho de base, os bancários também foram convidados a participar do curso “Dívida Pública e reforma da Previdência: relações e impactos”, que acontecerá nesta quarta (5), a partir das 18h30, na sede do SEEB/VCR. O evento é promovido pelo Sindicato, o Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida, o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e o Coletivo Resistência e Luta.
Os ataques que a classe trabalhadora está vivenciando têm exigido uma maior compreensão da realidade e das movimentações econômicas e políticas do governo. Quase metade de tudo que é produzido no Brasil é entregue aos ricos por meio da dívida pública, mas isso ainda é considerado pouco pelos poderosos.
Com a reforma da Previdência, querem jogar apenas nas costas do trabalhador os custos da crise criada pelos grandes empresários e bancos. Querem reduzir direitos, aumentar a exploração para sobrar mais lucro para o setor bancário.
Para discutir todo esse contexto, o Sindicato convida a categoria para participar do curso com o Bruno Tito, contador e integrante do Comitê para a Anulação das Dívidas Ilegítimas (CADTM) do Núcleo Baiano da Auditoria Cidadã da Dívida, Bruno Tito, na sede do SEEB/VCR. “É importante que todos participem do debate sobre esse Projeto de Lei que não atende às necessidades sociais e, do jeito como está posto, não atrai novos recursos, excluindo aqueles cidadãos que mais precisam do benefício. Precisamos estar munidos de argumentos para protestar contra mais esse ataque à classe trabalhadora”, destaca Larissa Couto, vice-presidente do SEEB/VCR.