No último dia 12, os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Alberto Rocha e Paulo Barrocas estiveram em Dom Basílio e Rio de Contas para dialogar com a categoria e averiguar as condições de trabalho.
Neste momento de pandemia o Sindicato tem fiscalizado o cumprimento das medidas sanitárias nas agências. Desta vez, nenhuma irregularidade foi notificada. Nas duas cidades todos os funcionários estavam utilizando equipamentos de segurança individuais e o atendimento estava contingenciado. Na oportunidade, também foi dialogado sobre as medidas provisórias que estão sendo discutidas no congresso e os impactos para categoria. Outra temática das conversas foi a Campanha Nacional deste ano. Muitos bancários estavam em dúvida de como vai se dá a mobilização no atual cenário.
Ainda na sexta-feira (12), foi divulgado o calendário da campanha deste ano, com previsão da consulta nacional ser iniciada no próximo dia 17, convenções estaduais até o dia 4 e Conferência Nacional dos Bancários nos dias 17 e 18 de julho. O calendário apresentado poderá ser alterado caso seja prorrogada a validade dos Acordos e Convenções.
Nesta semana, os diretores darão continuidade às viagens. Por ser um Sindicato que abrange uma grande região, com 45 cidades, constantemente são realizados trabalhos presenciais na base. “O contato direto com a categoria é muito importante tanto para sanar dúvidas quanto para identificar possíveis descumprimentos de direitos. Para além disso, estamos iniciando também a articulação com a categoria em torno da Campanha Nacional, que diante do atual cenário devastador para a classe trabalhadora, a defesa dos direitos já conquistados demandará uma organização ainda maior”, avalia Alberto Rocha, diretor do SEEB/VCR.