Home / Antiga / SEEB/VCR consulta sobre a ação do intervalo de 15min

SEEB/VCR consulta sobre a ação do intervalo de 15min

""

Na última terça-feira (29), teve início a consulta sobre a ação do intervalo de 15 minutos para as bancárias da Caixa Econômica Federal. A apuração será feita em todas as agências da CEF pertencentes a base territorial do SEEB/VCR, com o objetivo de decidir pela continuidade ou não do processo.
O intervalo antes da realização das horas extras é um direito de todas as trabalhadoras, previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que não vinha sendo cumprido pelos bancos. Por isso, o Sindicato ingressou com uma ação para garantir o interstício, bem como o pagamento retroativo do período já trabalhado nos últimos cinco anos.
O levantamento foi uma deliberação da Assembleia Extraordinária realizada no dia 18 de fevereiro, onde ficou decidido buscar a opinião das demais funcionárias. “Acho importante que o Sindicato tenha vindo até a nossa agência e feito essa pesquisa para saber a nossa opinião e não tenha ficado somente nas agências maiores. Em nosso caso, não considero que a ação seja interessante, mas sei que em outros lugares pode ser positivo”, afirma Janice Santos, da CEF de Paramirim.
Contudo algumas bancárias apoiaram a manutenção do processo. “Eu sou a favor de manter a ação, pois já trabalhamos o período. Mas não sou favorável ao registro dos 15 minutos, porque nós acabamos perdendo um tempo no banco. O Sindicato tem se mostrado ativo, vindo até aqui para saber o nosso posicionamento”, considera Rita de Cássia Moreira, da agência de Livramento.
Para o presidente do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a consulta resultará em uma decisão democrática sobre o problema. “Tendo em vista a postura adotada pela CEF de diferenciar a rotina das bancárias que fazem parte da nossa base, por fazerem parte do rol de beneficiárias da ação dos 15 minutos, propusemos avaliar em conjunto a possibilidade de continuidade ou não da ação, pois acreditamos que o papel da entidade é de buscar a melhoria das condições de trabalho e ouvir os seus representados”, conclui Paulo.
As próximas agências a votar na consulta serão as de Itambé, Itapetinga e Brumado, no dia 31, e Cândido Sales e Encruzilhada, no dia 1º de abril.

Veja Mais!

Violência contra mulher é física e social

" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "