O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região protocolou, junto ao Serviço de Proteção ao Consumidor – Procon, a denúncia da falta de biombos na agência do Banco do Brasil/Vitória da Conquista.
Em agosto de 2016, o BB foi notificado pelo Sindicato que cobrou o respeito à Lei Municipal 2.051/15, que obriga a instalação de biombos para garantir a privacidade. O problema foi solucionado na extinta agência da Régis Pacheco, porém o mesmo não aconteceu na agência 0188.
A superlotação e a falta de segurança passaram a ser queixas recorrentes dos usuários. “O banco precisa considerar que uma cidade como Conquista atende toda a região. Fechar uma agência só piora: vai ser muito mais gente em um só lugar. A falta de biombos aqui no Centro afeta diretamente a segurança, desse jeito não tem como impedir que as pessoas vejam quais transações estão sendo feitas”, pontua Daniel Loyola, funcionário público federal e cliente do BB.
A luta por mais segurança para clientes e bancários é uma pauta histórica da categoria. Exemplo disso foi a obrigatoriedade da instalação de portas giratórias. No final dos anos 90, a aprovação de leis em vários municípios foi conquistada e reduziu o número de assaltos.
“É importante que bancários e clientes estejam lutando pelo cumprimento da Lei Municipal. O banco desrespeita as normas de segurança com suas diversas ações e por isso nossa cobrança e para que sejam garantidas as mínimas condições obrigatórias de funcionamento das agências”, ressalta Larissa Couto, vice-presidente do Sindicato.
Veja Mais!
Violência contra mulher é física e social
" Só alcançaremos mudanças sociais com a participação ativa das mulheres "