Como parte das atividades da Campanha Salarial 2015, o Sindicato dos Bancários realiza, na próxima quarta-feira (02), uma ação nas agências de Vitória da Conquista, informando clientes e usuários sobre seus direitos ao utilizar os serviços bancários.
A ação está sendo motivada pela conduta incorreta dos bancos, que estão negando alguns tipos de atendimento como pagamento de títulos, contas de água, luz e telefone, além de depósitos em dinheiro ou cheque. A população tem sido encaminhada aos atendimentos eletrônicos e correspondentes bancários, pois assim os gastos com clientes são reduzidos e a mão de obra bancária também.
Esta medida adotada pelos bancos fere a Resolução Nº 3.694 do Banco Central, Art. 3º, que diz: “é vedado às instituições bancárias recusar ou mesmo dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.
Para o diretor Financeiro, Jornan Almeida, as ações da Campanha Salarial devem englobar também as demandas da população. “Nossas mobilizações visam não apenas melhorias para nossa categoria, mas também para os clientes e usuários dos serviços bancários, que têm seus direitos desrespeitados dia após dia. Lutamos por melhores salários e condições de trabalho, e por um atendimento digno à população”, afirma.