Hoje (20), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma paralisação que retardou em uma hora a abertura da agência do Santander. Na semana passada, durante a terceira rodada de negociações com o Santander se recusou a avançar na garantia de conquistas, como nas cláusulas sociais, de condições de trabalho e de saúde propostas pelos representantes dos trabalhadores.
Representantes do movimento sindical estiveram reunidos para definir a pauta de reivindicações que foi entregue ao banco Santander. O documento foi levado ao setor de Recursos Humanos do banco, e tratava de questões ligadas a metas abusivas, mais contratações, entre outros pontos.
Os lucros do banco continuam altíssimos. No primeiro trimestre deste ano, o lucrou foi de R$ 1,66 bi. Isso corresponde a um crescimento de 1,7% em doze meses e de 3,3% em relação aos últimos três meses de 2015. Mesmo diante de alta lucratividade o banco ignora as demandas dos trabalhadores.
"O bancário tem sido desvalorizado ao cumprir o seu papel de elevar os lucros do Santander, ano após ano. A categoria quer avanço nas negociações, pois não dá mais para aceitar tanto descaso" ressalta, Paulo Barrocas, presidente do SEEB/VCR.