Nesta quinta-feira (22), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região compôs o ato pela Greve Geral na perspectiva de somar forças para luta da categoria e se unir aos outros trabalhadores contra as perdas de direitos. A manifestação faz parte de uma articulação pelo Dia Nacional de Mobilização Rumo à Greve Geral, que tem como objetivo denunciar os ataques do governo contra a classe trabalhadora.
Os bancários, que estão há 18 dias em greve, estiveram nas ruas mais uma vez. Também participaram do ato a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos (AFUS) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). No momento de acirramento os trabalhadores estão se colocando em unidade para barrar os retrocessos apresentados pelo governo.
A Greve Nacional dos bancários já é a maior da história e ainda assim os bancos seguem sem negociar com a categoria. Diante dessa postura, o Comando Nacional dos Bancários realizará uma reunião para avaliar e pensar em proposições para a mobilização com o objetivo de arrancar dos banqueiros uma proposta que atenda às necessidades da categoria. O encontro acontecerá na segunda-feira (26), a partir das 14h.
A pauta de reivindicações foi entregue às instituições financeiras no dia 9 de agosto e desde então a Fenaban só apresentou propostas de perda salarial.
“A categoria bancária está lutando por melhores condições de trabalho e se une aos demais trabalhadores rumo a uma possível Greve Geral. Fazendo frente contra os ataques trabalhistas e sociais que só aumentam a cada dia. O trabalhador é sempre o lado mais fraco em disputa, somente unidos conseguiremos barrar esses ataques”, ressalta Sarah Sodré, diretora Representante na Federação.