Foi realizado no último sábado (09), em Jequié, o Encontro Regional dos Bancários, que reuniu bancários do Sul e Sudoeste da Bahia. Diretores do Sindicato e representantes da categoria bancária de Vitória da Conquista estiveram presentes.
A bancária Daniele Couto, da CEF de Vitória da Conquista, participou e destacou a importância de discutir as pautas que são comuns a toda a categoria. “Encontros entre vários sindicatos são muito importantes para perceber que, embora cada região tenha especificidades, as demandas gerais são muito parecidas, de forma que unir forças é necessário para fortalecer a luta por melhorias de trabalho. Pudemos, ainda, traçar o panorama político para situar a campanha salarial no contexto atual”, afirma.
O objetivo do evento foi discutir as estratégias de mobilização, além de elencar as reivindicações para a Campanha Salarial 2015. Foi abordada também a atual conjuntura econômica do país, apontada como a pior dos últimos tempos. O projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, que amplia e legitima a terceirização também foi alvo de debate, buscando organizar mobilizações contra a aprovação no Senado. Uma proposta das centrais sindicais, com manifestações e paralisações, está sendo articulada para o dia 29 de maio, envolvendo os bancários e trabalhadores de diversos setores, com o intuito de pressionar os senadores contra a terceirização e as medidas provisórias adotadas pelo governo.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Paulo Barrocas, diante da atual crise econômica do Brasil, as negociações para a Campanha Salarial tendem a ser mais difíceis. “É preciso que a categoria esteja bastante unida e atenta às negociações, se preparando desde já para que obtenhamos algum êxito junto aos bancos. É preciso que todos se mobilizem para que possamos fortalecer a categoria na luta por nossos direitos”, afirma Paulo.