Nesta quarta-feira (02), o SEEB/VC realizou a ação Pague Tudo Aqui nas agências do centro de Vitória da Conquista. A atividade, que faz parte da Campanha Salarial 2015, buscou informar à população sobre os serviços que devem ser oferecidos nas agências bancárias.
Esta mobilização é uma resposta à conduta incorreta dos bancos, que vêm dificultando pagamentos de contas de luz, água e telefone, além de depósitos em dinheiro ou cheque abaixo do valor de R$ 5 mil, encaminhando os usuários aos atendimentos eletrônicos e correspondentes bancários.
Ao negar estes serviços os bancos descumprem a Resolução Nº 3.694 do Banco Central, Art. 3º, que diz que “é vedado às instituições bancárias recusar ou mesmo dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.
Durante a ação, a população demonstrou sua indignação contra esta postura dos bancos e apontaram questões como o transtorno de ter que se deslocar para outro local, filas demoradas e falta de segurança nas agências e estabelecimentos terceirizados, como aponta Darlan Cortes, usuário de serviços bancários. “Os bancos não estão recebendo contas de água e luz. O Bradesco mesmo só está recebendo depósito no caixa a partir de R$ 5 mil. O resto você tem que depositar no caixa ou ir aos correspondentes, onde a gente fica exposto na rua. Os bancos tiram a responsabilidade deles e colocam nestes estabelecimentos pequenos”, afirma.
Para a diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, é preciso que a sociedade esteja consciente dos seus direitos. “Esta ação visa o esclarecimento da população sobre seus direitos enquanto clientes ou usuários dos serviços bancários. É importante que o cidadão seja orientado e busque o atendimento nas agências evitando os riscos e cobrando dos bancos melhoria no atendimento, respeito ao tempo de espera nas filas e contratação de mais funcionários”, conclui.