A importância do estabelecimento de uma comunicação eficiente e acessível a toda categoria, como um mecanismo de fortalecimento da luta da classe trabalhadora, levou o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região a investir em mais recursos para facilitar o acesso ao material produzido e divulgado em seus canais.
Além do boletim O Piquete, publicado semanalmente, dos conteúdos produzidos para blogs, cartazes, panfletos e outras mídias, uma das inovações comunicacionais do SEEB/VCR foi o lançamento do aplicativo para smartphone este ano. O mecanismo, implementado no mês de maio, é totalmente gratuito e disponibiliza conteúdos e notificações importantes à categoria, além de proporcionar um canal próprio para denúncia de práticas abusivas nas agências.
Outro recurso advindo com as novas tecnologias foi a organização de listas pelo aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp. Foram criados canais específicos para cada banco da região com a finalidade de distribuição de informações diretas e otimizadas, com segurança no conteúdo. Para participar, os bancários foram instruídos a salvar o número do celular do SEEB/VCR em suas agendas e enviar uma mensagem com nome e agência.
Quanto à capacitação dos colaboradores que compõem a Assessoria de Comunicação, a jornalista Eline Luz participou do 6º Seminário Unificado da Imprensa Sindical e do 4º Encontro dos Jornalistas Sindicais entre os dias 31 de maio e de 2 junho, em Salvador.
“Com avanços tecnológicos, as formas de comunicação têm evoluído rapidamente. Buscamos, então, sempre manter uma linguagem que contribua para a organização e união da classe trabalhadora em torno de objetivos comuns. A nossa resistência contra a retirada de direitos e a nossa luta pela redução das desigualdades sociais devem ser intensificadas usando todas os meios midiáticos disponíveis”, ressalta Alex Leite, diretor de Imprensa e Comunicação do SEEB/VCR.