Nesta segunda-feira (11), o Banco do Brasil anunciou que pretende cortar mais de cinco mil postos de trabalho por meio de dois Planos de Demissão Voluntária. A decisão foi tomada de forma unilateral, sem debate com o movimento sindical, pegando os funcionários de surpresa.
O plano prevê também o fechamento de 361 unidades em todo país, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento. Em nossa base, a determinação afetaria diretamente as unidades de Abaíra, Encruzilhada e Tremedal.
O projeto de precarização ainda pretende retirar funções como a de caixa, sucateando mais ainda o atendimento nas agências.
O movimento sindical é contrário ao plano apresentado pelo BB e denuncia que ele tem como objetivo enxugar ainda mais o quadro de pessoal do banco para enfraquecer o patrimônio público, dar vantagens ao sistema financeiro e preparar para uma possível privatização.
Confira o posicionamento do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região no vídeo de pronunciamento do presidente Leonardo Viana.